quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Agradecimentos: Café com Ciências - Prof. Fábio Alexandre

Qua, 22 de Fevereiro de 2012 23:17

Vovós sempre dizem: “não coma manga com leite”. Pela voz trêmida e idade avançada, concordamos. Talvez fique deprimido, mas infelizmente não passa de mito – tão antigo quanto a velha. Tudo tem início no dito popular “A manga de manhã é ouro, à tarde é prata e à noite, mata”, onde os Senhores advertiam seus escravos para que os mesmos não degustassem a fruta, considerada nobre. O leite, naquela época, havia em fartura nas fazendas e geralmente era distribuído aos escravos à noite. Nada melhor que amedrontá-los com a possibilidade de morrerem com a mistura dos dois para dissuadi-los a não se apoderarem dos frutos na única hora em que podiam fazê-lo. Cultura à parte, entendam esses dois alimentos.

Fruta deliciosa, contém cerca de 15% de açúcar, até 1% de proteína e quantidades significativas de vitaminas, minerais e anti-oxidantes, podendo conter vitamina A, vitamina B e vitamina C. Uma de suas variantes, a manga tommy, em 100 gramas comestíveis possui 0.9 g de proteína, 0.2 g de lipídeo, 12.8 g de carboidratos, além dos elementos químicos Cálcio (8 mg), Magnésio (7 mg), Manganês (0.34 mg), Fósforo (14 mg), Ferro (0.1 mg), Potássio (138 mg), Cobre (0.06 mg) e Zinco (0.1 mg). Graças à alta quantidade de ferro que contém, a manga é indicada para tratamentos de anemia e é benéfica para as mulheres grávidas e em períodos de menstruação. Pessoas que sofrem de cãimbras, stress e problemas cardíacos, podem se beneficiar das altas concentrações de potássio e magnésio existentes que também auxiliam àqueles que sofrem de acidose.
Leite

O leite de vaca tem densidade média de 1,032 g/ml. É uma mistura complexa e heterogênea composta por um sistema coloidal de três fases:

Solução: os minerais assim como os hidratos de carbono se encontram dissolvidos na água.
Suspensão: as substâncias proteicas se encontram com a água em suspensão.
Emulsão: a gordura em água se apresenta como emulsão.
Contém uma proporção importante de água (cerca de 87%). O resto constitui o extrato seco que representa 130 g/l, sendo a gordura de 35 a 45 g.
Outros componentes principais são os glucídios lactose, as proteínas e os lipídios, os componentes orgânicos (glucídios, lípidos, proteínas, vitaminas) e os componentes minerais. Considerando o leite de vaca fermentado, contém 1.9 g de proteína, 0.1 g de lipídio, 15.7 g de carboidratos, além dos elementos químicos Cálcio (72 mg), Magnésio (6 mg), Manganês (0.02mg), Fósforo (63 mg), Sódio (33 mg), Potássio (94 mg), Cobre (0.01 mg) , Zinco (0.3 mg) e Ácido Ascórbico (0.5 mg). O leite contém diferentes grupos de nutrientes.

As substâncias orgânicas (glúcidos, lípidos, proteínas) estão presentes em quantidades mais o menos iguais e constituem a principal fonte de energia. A principal função do leite é nutrir (alimentar) os filhotes até que sejam capazes de digerir outros alimentos.
Detonando o mito no estilo MythBusters

Fazer uma vitamina de manga tem os mesmos riscos de fazer uma limonada, ou seja, não faz mal algum, visto que o leite e a manga são formados por compostos necessários ao bom funcionamento do nosso organismo. Só há riscos para quem é intolerante a lactose, alérgico a manga e, obviamente, caso ambos estejam podres.
[fontes:Revista Decifra-me,Você Sabia?,Wikipédia 1 (em português), TACO - Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (versão 2)]

Nenhum comentário:

Postar um comentário